banner topo 3dw

Diário da Pandemia – 419º dia de confinamento:

Mai 11, 2021

Graças a Deus, choveu! A “água do céu” foi muito bem-vinda. Entretanto, chova ou não, terça, como já sabem, é meu dia de trabalho, pelo menos durante a manhã. Com isso, à tarde, além de cortar a barba, passei na lavanderia e conversei, longamente, com o amigo Jean (diretor do Sindicato dos Professores), sobre algumas “agruras” da profissão. Por fim, aquele café com salgado – agora, com o “aperto do cinto”, reservado para poucos dias na semana. Logo mais, jogo do Mengão, fora de casa, contra o Unión La Calera – e haja sufoco, amigo!

Esses dias atrás, conversando com a filha Marina (minha preciosidade, joia rara!), debatemos sobre variados temas. Ao final, como cabe a um pai preocupado (pelo menos, isso sou...), recomendei a ela que “quanto mais você ler, mais inteligente será!”. Concordam, amigos leitores?

Desculpem minha insistência (às vezes beirando à chatice), ao longo de mais de 350 diários, mas preciso insistir, sempre e com veemência, sobre a importância da leitura na formação das pessoas.

Sim, sem leitura, não se chega a lugar algum. A formação pessoal e, principalmente, a profissional passam, necessária e obrigatoriamente, pela leitura. Diária, constante, incansável.

Quanto devo ler, caro professor? Já me fizeram esse questionamento muitas vezes, e a resposta é só uma: sempre. Um leitor de verdade se mede por dois parâmetros principais: qualidade e quantidade. Porém, sobre o segundo quesito, destaco que, efetivamente, quanto mais você ler, mais inteligente será. Sigam, pois, meu raciocínio:

Lendo, “descortinamos” o mundo inteiro, conhecendo outras pessoas, suas crenças e modos de viver. Lendo, viajamos por todos os lugares, sem sair de onde estamos. Lendo, desenvolvemos a imaginação, dom precioso do ser humano. Lendo, tornamo-nos interessantes, criando importantes relações interpessoais, que estarão conosco pela vida inteira. Lendo – enfim –, passamos por momentos agradáveis e libertadores, na companhia de um “ser iluminado”!

Preciso dizer mais? Acho que não. Então, “bora” pegar um livro e começar aquela leitura que está atrasada??? Vamos lá!

Boa noite!

Comentários  

0 #1 Marilise 11-05-2021 20:32
Então professor Ulisses, hoje voltei a ler seus diários hehehe, sei que estou com a leitura atrasada, mas aos poucos irei ler todos! Boa noite.
Citar

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

logo

Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).

Nossos contatos:

Xanxerê (SC)
suporte@diariodapandemia.com.br

(49) 9 9941-7007

Visitantes:

180131
HojeHoje223
OntemOntem238
SemanaSemana973
MêsMês4156
TodasTodas180131