banner topo 3dw

Não sou apenas mais uma professora! (relato de experiência vivida)

Junho 13, 2021

Sou professora há 29 anos. Meu início de carreira foi em uma escola multisseriada, com quatro turmas, em um total de 32 alunos. Sendo docente “de primeira viagem”, eu assumi a obrigação de realizar, fazendo acontecer as expectativas de toda a comunidade escolar. Assim, muita dedicação e grande pureza sempre me guiaram para contribuir e realizar, da melhor forma, aquilo que esperavam pais e alunos da humilde escola do interior.

Em 2002, contudo, a escola multisseriada foi nucleada. Os alunos e a professora deixaram, então, a escola aberta (de pátios enormes), indo para a cidade, estudar em escolas cercadas por muros. Quanta ironia!

Porém, com o passar do tempo, tanto os alunos quanto a professora se adaptaram a essa nova realidade, até como forma de homenagem à saudosa escola multisseriada. Confesso que o tempo passou, deixando apenas os momentos da mais pura e verdadeira alegria, das conquistas, das revelações e das mudanças.

Sei – e talvez só eu e alguns saibam – que enfrentei muitos obstáculos, tropeços e angústias, mas me tornei uma profissional com garra e muita sede de buscar formação e concluir um projeto de vida. Afinal, nada é mais gratificante do que transmitir a outras pessoas tudo o que você aprendeu e vem aprendendo, pois isso me faz ser uma pessoa útil. Observar que as crianças e jovens respondem positivamente aos seus ensinamentos não tem preço; é impagável.

Amo o que faço e amo as pessoas para quais faço isso. Às vezes, até paro e penso se eu serei lembrada pela sociedade como uma heroína – por me dedicar e amar tudo isso – ou como apenas mais uma professora...

* texto de autoria de Ives Zandonai, professora que reside em Seara (SC)

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

logo

Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).

Nossos contatos:

Xanxerê (SC)
suporte@diariodapandemia.com.br

(49) 9 9941-7007

Visitantes:

180285
HojeHoje133
OntemOntem244
SemanaSemana1127
MêsMês4310
TodasTodas180285