banner topo 3dw

Nossa infância nos campinhos de futebol (relato de experiência vivida)

Abril 04, 2021

Reporto-me a um bom e velho tempo – ainda mais agora, neste momento de Pandemia do Coronavírus, em que tudo está tão difícil –, e a lembrança me faz ver como foi boa a minha infância e a de muitos amigos meus, que hoje estão espalhados por todos os lados do mundo (outros, infelizmente, já não estão mais por aqui...).

Quando pequeno, jogávamos em campinhos de terra, construídos por nós mesmos, em potreiros ou em qualquer terreno vago, em qualquer lugar da cidade; infelizmente, coisa que não existe mais.

Lembro-me de quando, nas saídas da escola, cada um com uma ferramenta (enxada, picão, cavadeira...), íamos fazer ou arrumar os campinhos e preparar as goleiras (com pedaços de madeira sobrados de obras ou buscados nos matos perto de nossas casas).

Tênis ou chuteira era artigo de luxo; pés descalços, sim, era normal, e o chinelo de dedo ficava entre os dedos da mão, para não perdemos ou esquecê-los no campo, o que geraria uma grande bronca dos pais.

Naquelas partidas, podiam jogar todos: era só dividir os times, nem que fosse 20 contra 20; um time com e o outro sem camisa; o dono da bola era sempre o primeiro a ser escolhido (até porque, bola, poucos tinham). E jogávamos até ficar escuro ou nossos pais nos chamarem...

Os meninos de hoje, se não for em ginásio coberto, não querem jogar. Preferem ficar em casa, no computador ou até mesmo dormindo. Além disso, dificilmente ajudam no serviço da casa, coisa que, em meu tempo de criança, era nossa obrigação.

Bons tempos aqueles! Como seria bom voltar à infância e reviver aqueles bons momentos dos memoráveis jogos nos campinhos de futebol!

* texto de autoria de Fabio Simioni, professor de Educação Física e ex-atleta de futsal que reside em São Miguel do Oeste (SC)

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

logo

Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).

Nossos contatos:

Xanxerê (SC)
suporte@diariodapandemia.com.br

(49) 9 9941-7007

Visitantes:

175348
HojeHoje286
OntemOntem178
SemanaSemana911
MêsMês6481
TodasTodas175348