banner topo 3dw

O que é folclore? (dissertação)

Março 14, 2021

A palavra folclore, de origem inglesa, é oriunda da palavra "folklore" e significa “conhecimento tradicional do povo” ou “saberes tradicionais do povo”. Em um dicionário qualquer, o folclore é resumido em um conjunto de lendas, costumes e tradições que compõem a identidade cultural de um povo. Mas, na prática, como o folclore está presente na vida do povo brasileiro? Qual é a sua importância? E por que a cultura deste país é tão desvalorizada pelo seu próprio povo?

Primeiramente, é importante destacar que as lendas nacionais são, em sua maioria, de origem indígena e sofreram influências africana e europeia durante a colonização. Desde então, essas lendas foram passando de geração para geração.

A cultura folclórica está presente diariamente nas manifestações artísticas (na música, na pintura, na literatura, etc.) e nas festas tradicionais do país, como por exemplo, a festa junina (de cunho religioso, que homenageava deuses da natureza e da fertilidade, e, depois de sofrer algumas influências, tornou-se uma festa cristã muito prestigiada no Brasil inteiro).

A cultura brasileira, em si, é muito diversificada. Dentro desse tema, outros diversos temas podem ser abordados. Cada conto popular tem personagens com características singulares, e, em geral, as histórias não têm ligação umas com as outras. O folclore, em si, representa tudo o que é o povo brasileiro; representa tudo o que nossos ancestrais acreditavam e seguiam – e é por isso que a história precisa ser contada e preservada.

Mas por que nós mesmos não damos a devida importância para nossa própria história? Bom, é simples! A cultura brasileira é desvalorizada porque é colocada como inferior, insuficiente, imperfeita e irracional, pois é intitulada como um pensamento que não aborda os eventos do mundo de forma científica, que possa ser explicada racionalmente.

Entretanto, o decreto nº 56.747 (Art. 1º – Será celebrado anualmente, a 22 de agosto, em todo o território nacional, o Dia do Folclore) foi assinado pelo presidente da época, Humberto Castello Branco, no dia 17 de agosto de 1965. E você? Lembrava o Dia do Folclore?

Por fim, deixo a indicação de uma série brasileira muito popular, criada por Carlos Saldanha, que aborda as lendas folclóricas: “Cidade invisível”, disponível na plataforma digital Netflix.

* texto de autoria de Isadora Fernanda dos Santos, estudante de 16 anos que reside em Chapecó (SC)

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

logo

Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).

Nossos contatos:

Xanxerê (SC)
suporte@diariodapandemia.com.br

(49) 9 9941-7007

Visitantes:

181058
HojeHoje179
OntemOntem195
SemanaSemana382
MêsMês5083
TodasTodas181058