banner topo 3dw

Diário da Pandemia – 379º dia de confinamento:

Abril 01, 2021

Dia Internacional da Mentira, porém prometo, hoje, não mentir! Então, corrigi, ao longo do dia, muitos, mas muitos, trabalhos de alunos. Já no fim da tarde, fiz uma visita ao dentista, para analisar um dente incomodativo, e, depois, passei na padaria, para tomar um café acompanhado por bolo de chocolate. Quase esquecia: ainda à tarde, fez contato comigo, via Instagram, uma antiga amiga de juventude, a Gislaine – conversamos rapidamente, e ela elogiou minha iniciativa do Diário. Agora, por fim, ao produzir mais um bom (espero!) texto, degusto uma chávena de chá.

Uma situação bem incomodativa afligiu meu pensamento e meus ouvidos hoje. A partir dela, quero debater algo muito importante – sempre, em nossas vidas –, que é “ouvir as diferentes versões”.

Há algum tempo já, assisti a um bom filme: “Ponto de vista” (2008). Na história, muito bem escrita, o presidente dos Estados Unidos (sempre ele!) participa de uma conferência. Na cerimônia, ele é baleado. A partir da perspectiva de diversos presentes no local, antes e depois do atentado, é que se pode chegar à verdade sobre o ocorrido.

O que tem a ver o filme com nosso tema? Pois bem, em um fato – qualquer fato – sempre há diferentes perspectivas, diferentes versões. Não é possível dizer que uma esteja certa sem conferir as demais. Por isso que, numa investigação ou júri, são ouvidas diferentes testemunhas – uma só nunca garante a autenticidade do fato. Concordam?

Vamos simplificar: um menino apanha de seu amigo. Acorre, chorando, à mãe, alegando que foi agredido “do nada”. A mãe, muito lúcida, resolve investigar e descobre que seu “adorado” havia, antes, chamado seu amigo de “idiota”, ou “feio”, ou coisa parecida. Vejam bem! Não estou justificando que o menino apanhou justamente, mas que é preciso ouvir as diferentes versões para chegar à verdade!

Concluo pedindo, portanto, muito cuidado ao escutarem que alguém maltratou o outro “do nada”. Afinal, toda ação gera uma ou mais reações. A partir desse raciocínio, sempre desconfie quando escutar “histórias” do tipo: “ele foi muito grosso e maltratou ‘do nada’ seu atendente, ou seu cliente!”. Saiba ouvir as diferentes versões antes de “tomar um partido”, pois você poderá estar muito equivocado em suas conclusões!

Boa noite e bom feriado!

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

logo

Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).

Nossos contatos:

Xanxerê (SC)
suporte@diariodapandemia.com.br

(49) 9 9941-7007

Visitantes:

179906
HojeHoje236
OntemOntem247
SemanaSemana748
MêsMês3931
TodasTodas179906