banner topo 3dw

Diário da Pandemia – 303º dia de confinamento:

Janeiro 15, 2021

A sexta-feira prometia chuva, que, infelizmente, não veio. Assim, o dia transcorreu um pouco “pesado”, pelo calor constante. Fiquei mais por casa, sem muito o que fazer de útil – lembrem que estou em merecidas férias. Mas, à tarde, para sair do incomodativo ócio, fiz uma breve revisita mental ao passado, principalmente o mais distante... De lá, extrai alguns temas para diários futuros, tamanha a boa nostalgia provocada pelas (boas?) recordações.

Sempre gostei muito de acompanhar as datas comemorativas. Bastante por, a partir delas, poder cumprimentar os amigos dedicados àquelas profissões. E, hoje, temos muito a comemorar, pois é o “dia do adulto”!

Segundo a Wikipédia, “adulto é a denominação para a fase da vida de um animal (somos!) que compreende o período de transição entre a adolescência e a velhice. Essa fase é a mais ativa e produtiva, principalmente para o ser humano”. Então, oficialmente no Brasil, o adulto está definido entre os 18 e os 59 anos de idade – um período de pouco mais de 40 anos de vida.

Assim, quando um ser humano atinge a chamada idade de adulto, surgem os principais projetos de vida e, com eles, as respectivas responsabilidades. Imposição social ou não, “cobra-se” do sujeito, nessa fase, aspectos como: a conquista de um trabalho digno, a aquisição de uma residência própria e a constituição de uma família – afinal, a espécie precisa continuar se reproduzindo...

É chegada a hora de dar meu veredito sobre o ser adulto. Sinceramente, há horas em que preferiria ainda ser criança, sem compromissos (fora os de estudo), livre para brincar e criar, livre para tudo... Porém, em outros momentos, até que é legal assumir uma série de diferentes compromissos – família, emprego, Diário, pagamento de contas (sempre em dia), além de “trocentas” outras responsabilidades que naturalmente vão se impondo.

Ao final de tudo, tenho cada vez mais pensado (como diria minha amiga Carmelita) que a melhor idade é a que estamos vivendo, o presente. Pois é nela que podemos refletir sobre os erros e acertos do passado, além de projetarmos um futuro mais adequado às nossas necessidades. Então, vivamos o melhor agora!

E você, adulto ou não, o que acha dessa fase da vida?

Boa noite e bom final de semana!

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

logo

Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).

Nossos contatos:

Xanxerê (SC)
suporte@diariodapandemia.com.br

(49) 9 9941-7007

Visitantes:

185569
HojeHoje194
OntemOntem259
SemanaSemana742
MêsMês2833
TodasTodas185569