banner topo 3dw

Diário da Pandemia – 1.522º, 1.523º e 1.524º dias:

Mai 20, 2024

Inatividade total. Essas foram as palavras que guiaram meu último fim de semana. Com o tempo “amuado”, marcado por uma chata chuva fina, acabei ficando mais por casa, “navegando” bastante na Net e assistindo a um pouco de TV. Faz parte, diria o filósofo! Hoje, pra variar, faltei (novamente) ao treino de academia, pois precisei trabalhar pela manhã (lecionando) e participar do conselho de classe (findo agora há pouco). Amanhã, retorno à escola, para mais uma “carga” de aulas...

E, neste dia 20 de maio, comemoramos mais uma importante data. Acho que poucos lembram dela, pela (também) pouca importância que se dá a este profissional. Pois, então, saudemos o “dia do pedagogo”!

O decreto de lei nº 7.264, de 20 de maio de 2010, proposto pelo deputado Eduardo Gomes, instituiu o Dia Nacional do Pedagogo. A data surgiu como uma boa oportunidade para discutir o papel da família e da escola no desenvolvimento das crianças, além de delimitar papéis de responsabilidade.

Esse profissional, portanto, é primordial quando pensamos na educação, em qualquer nível que for. Sem ele, com certeza, teríamos muitas dificuldades para conduzir o processo ensino-aprendizagem.

Recordo que, durante uns dois bons anos, ainda na juventude, cursei Pedagogia. Por forças do destino (estava em São Miguel do Oeste e fui transferido para Chapecó), acabei trocando esse curso por Letras, no qual me formei alguns anos depois. Mas relembro, com saudades, das muitas amizades que fiz, naquele período, com alguns futuros pedagogos.

Não querendo “chover no molhado”, (re)afirmo que a educação é um dos caminhos para o desenvolvimento pleno de um país. Porém, na prática, vimos pouco acontecer além de ela ser tema dos “vistosos” discursos políticos...

Penso que todos os profissionais que labutam nessa importante área merecem mais valorização; aliás, contínua. Contudo, nas escolas e nas salas de aula apresenta-se o contrário, infelizmente.

Não esmoreçamos! Que, efetivamente, todos saibam dar o devido valor aos pedagogos, pelo fundamental trabalho que realizam em prol da educação de milhões de jovens pelo Brasil!

Boa noite!

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

logo

Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).

Nossos contatos:

Xanxerê (SC)
suporte@diariodapandemia.com.br

(49) 9 9941-7007

Visitantes:

194381
HojeHoje195
OntemOntem266
SemanaSemana1553
MêsMês5068
TodasTodas194381