banner topo 3dw

A importância da Educação Física no desenvolvimento humano (crônica)

Setembro 26, 2021

Inicialmente, defendo que educar o corpo físico deve acontecer sem desvincular a mente. Raramente, porém, pensamos na importância dessa disciplina (Educação Física). Para muitos colegas de outras áreas, é só uma aula da descontração e de bagunça, em que o professor é privilegiado porque não precisa corrigir um monte de provas. Por outro lado, somos exigidos muito mais física e mentalmente; afinal, não é muito fácil disciplinar 30/35 alunos em um ginásio...

Se pararmos para pensar, principalmente durante a Pandemia, percebemos a falta que o movimentar-se constantemente faz. Assim, através das atividades motoras, fortalecemos nosso corpo, diminuindo ou retardando diversas comorbidades ao longo dos anos. Porém, muitas vezes só nos damos conta da importância disso quando começamos a apresentar colesterol alterado, hipertensão, problemas articulares, entre outros.

Eu sou professora “das antigas”. Com isso, tenho algumas regras nas minhas aulas. Muitas vezes, por isso, rotulam-me de “chata”, mas só não participa das aulas práticas quem tem atestado médico. Além disso, não deixo fazer aula sem roupas apropriadas (para esses, uma aulinha teórica é a melhor opção, já que ficar copiando conteúdo, para mim, é castigo).

Na Pandemia, precisamos, mais ainda, reforçar a ideia da necessidade de movimentar o corpo e exercitar o cérebro. Enfatizo muito, em minhas aulas, o autocuidado e o autoconhecimento, para que cada um tenha a oportunidade de exercitar seus músculos em qualquer espaço, com pouco tempo e sem necessidade de aparelhos de academia, através do Treino Intervalado de Alta Intensidade (HITT), buscando, sempre, melhorar a qualidade de vida.

Por fim, também não podemos esquecer que a Educação Física ajuda muito na parte psicológica, aliviando o estresse, melhorando a qualidade do sono e a consequente socialização!

* texto de Celimar Westerich Izotton, professora de Educação Física pelo Estado de Santa Catarina, que reside em Vargeão (SC)

Comentários  

0 #2 Carlos Germano Wachh 26-09-2021 22:54
Cara Celimar, seu texto é perfeito! Todo o conteúdo retrata o que sempre foi e será ouvido nos corredores escolares; porém, mantenha sua postura pedagógica e difunda-a aos mais incrédulos!
Abraços!
Citar
0 #1 Celimar 26-09-2021 18:51
Não é muito fácil ser professora nesses tempos modernos. Ainda bem que meus capirotos ainda me ouvem e me respeitam. Muito amor por vocês, lindos
Citar

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

logo

Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).

Nossos contatos:

Xanxerê (SC)
suporte@diariodapandemia.com.br

(49) 9 9941-7007

Visitantes:

180333
HojeHoje18
OntemOntem163
SemanaSemana1175
MêsMês4358
TodasTodas180333