banner topo 3dw

Tragédia na BR 282 (crônica)

Dezembro 06, 2020

Era nove de outubro de 2007. Por volta das 19h30min, as guarnições da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Bombeiros Militares e Bombeiros Voluntários, ambulâncias de prefeituras e guinchos foram acionados para atender ao acidente ocorrido na BR 282, KM 630,1, na divisa entre Descanso e São Miguel do Oeste, envolvendo uma carreta de Frederico Westphalen (RS) – na qual condutor, esposa e dois filhos menores faleceram – e um ônibus de São José do Cedro (SC), lotado de agricultores e funcionários de uma cooperativa, que voltavam de um show do cantor Daniel em Chapecó. Resultado: 11 pessoas morreram e muitas outras ficaram feridas.

Fila enorme de veículos parados, notícias “corriam” nos meios de comunicação locais. Isso chamou a atenção de muitos curiosos. A imprensa estava no local, fazendo a cobertura (fotos e gravações que nunca puderam ser divulgadas, pois foi tudo “triturado” – tanto repórteres quanto máquinas e filmadoras, que foram literalmente esmagados). As pessoas paravam na fila, uns ajudando, outros nem tinham como ajudar; na verdade, uns até atrapalhavam, mas estavam lá, chocados com a brutalidade do primeiro acidente que causou um grande congestionamento.

Bombeiros e policiais de folga se deslocaram para ajudar. Isso ia aumentando o número de pessoas, e quando já havia mais ou menos umas 200 no local – cerca de duas horas e meia depois –, um caminhão de Cascavel, carregado com 30 toneladas de açúcar, apareceu avançando na contramão, sem freios, passando por cima de tudo e de todos...

Um estrondo enorme, seguido de um silêncio estranho. Escuridão desesperadora. Alguns gemidos começaram a ser ouvidos, gritos, pedidos de socorro... Aos poucos, ia sendo retomado o socorro: quem estava menos quebrado ajudava os outros, e assim foi indo. Desespero total!

“Meu Deus, uma tragédia... Meu Deus...” Deus, onde você estava? O repórter que sobrevivera, ao vivo, divulgando, na Rádio Peperi, que uma carreta veio e atropelou todo mundo: “Pode haver dezenas de mortes, pois passou por cima de tudo!” Resultado: mais 16 mortes e dezenas de feridos.

Policiais e bombeiros iam chegando voluntariamente nos quartéis, deslocando-se para o local do terror. Cenas de guerra: corpos destroçados, colegas irreconhecíveis... No fim da noite e no início do dia seguinte, ninguém sentia mais nada; na verdade, todos os sentimentos eram em vão. As perguntas não tinham resposta; as respostas eram vagas, não faziam diferença nenhuma... Choro, lamento, sentimento de impotência, culpa; não havia mais nada para fazer além de orar.

No dia seguinte, a igreja estava cheia de caixões: policial, bombeiro, bombeiro voluntário, amigos e conhecidos... Estávamos enterrando 27 pessoas, nas cidades de São Miguel do Oeste, Guaraciaba, Maravilha, Romelândia, São José do Cedro e outros aos arredores.

Somos todos trabalhadores, defendemos a sociedade, queremos e lutamos por tudo. E assim vemos, em cada irmão de farda, um defensor da sociedade. Assim, somos todos os policiais e bombeiros de Santa Catarina!

* texto de autoria de Elton Biegelmeier, policial militar aposentado do Estado de Santa Catarina

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

logo

Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).

Nossos contatos:

Xanxerê (SC)
suporte@diariodapandemia.com.br

(49) 9 9941-7007

Visitantes:

175456
HojeHoje89
OntemOntem305
SemanaSemana1019
MêsMês6589
TodasTodas175456