banner topo 3dw

Diário da Pandemia – 658º dia:

Janeiro 05, 2022

Graças ao bom Deus, neste momento solene de produção de mais um Diário da Pandemia, chove (não na força desejada) em Xanxerê. Pela seca reinante, na verdade, seriam necessários mais alguns dias de chuva contínua. Por outro lado, esta quarta foi bem tranquila. De “diferente”, apenas fiz algumas compras no mercado e paguei uma conta. Logo mais, se a vontade ainda estiver “firme”, assistirei à estreia do Flamengo na Copa São Paulo de Futebol Junior.

Nesta edição, quero abordar um tema que provoca muitas “dores de cabeça” na imensa maioria dos brasileiros – talvez até na população mundial. Sim, precisamos falar dele, o “endividamento”!

O endividamento, conforme apontam as estatísticas, é cada vez maior. Atrelado, de certa forma, à sanha consumista humana, as pessoas endividam-se sem pensar nas consequências – a hora de pagar as dívidas contraídas.

E, assim, vira uma autêntica “bola de neve”: fazer empréstimos em bancos, a juros abusivos, a fim de pagar contas atrasadas. Conhece alguém que está nessa situação terrível e desesperadora?

Pois bem, nunca tive uma “gorda” conta bancária ou sobras financeiras em exagero, mas aprendi, desde o seio materno, a gastar, no máximo, até os limites de meus ganhos. Claro que, por causa disso, inúmeras vezes, vi-me privado de alguns “luxos” ou confortos – porém, não me fizeram grande falta.

Com meus alunos, a fim de evitar o malfadado endividamento, sempre trabalhei um pouco de economia doméstica – tentei até incutir isso em algumas antigas namoradas, apesar de poucas “darem ouvidos”...

Enfim, precisamos pensar muito antes de ficarmos endividados, pois isso influencia até em nossa saúde mental. O correto, orientam os especialistas, é reservar 30% dos ganhos para uma poupança, a fim de poder enfrentar imprevistos financeiros – mas quantos realmente fazem isso???

Bom, se você está realmente endividado, o melhor a fazer é tentar negociar prazos e juros com seus credores. Negar não é a melhor alternativa. Então, tente pagar dentro das suas condições possíveis.

Qual sua opinião sobre isso?

Boa noite!

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

logo

Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).

Nossos contatos:

Xanxerê (SC)
suporte@diariodapandemia.com.br

(49) 9 9941-7007

Visitantes:

183227
HojeHoje54
OntemOntem195
SemanaSemana1040
MêsMês491
TodasTodas183227