banner topo 3dw

Diário da Pandemia – 2.134º e 2.135º dias:

Janeiro 21, 2026

Estando em São Miguel do Oeste – a popular “terrinha” –, é natural que eu me ocupe com diferentes afazeres! Entre esses, destaque para as visitas a amigos de longa data. Então, entre ontem e hoje, “roubei” uma cachacinha (acompanhada de um bom bate-papo) do mestre Elino e troquei ideias sobre automóveis com o Beto (que, de “louco”, não tem nada!). Além disso, “fiz sala” às muitas visitas da mãe – bem mais “popular” do que eu! E a quinta já reserva outros movimentos!

Escutando as conversas da mãe com suas amigas, é possível extrair muitos bons conhecimentos! Aliás, todo assunto com pessoas de mais idade é extremamente salutar. Pois, das muitas reflexões da “mama”, uma me chamou muito a atenção: “cabeça que pensa não envelhece!”.

Efetivamente, a cabeça que pensa não envelhece! Afinal, toda atividade mental e intelectual mantém nosso cérebro “em movimento”, o que é fundamental para que os neurônios estejam bem. E esse conceito é, inclusive, avalizado pelos neurocientistas.

Sendo professor há muito tempo, é inevitável que eu “trabalhe” diretamente com o cérebro – meu e de meus diletos alunos! Ainda mais considerando a área em que atuo – Língua Portuguesa –, que exige a compreensão e memorização de variadas regras e suas respectivas exceções...

Além disso, sempre fui um defensor dos chamados “jogos intelectuais”, tais como xadrez (mesmo não sabendo jogar...), cartas (em que sou um “notório” perdedor), dominó (que gosto muito e, modéstia à parte, sou um “bom atleta”) e cruzadinhas (que a mãe sempre praticou).

Não poderia deixar de fazer referência à leitura – talvez uma das atividades mentais humanas mais poderosa para que a cabeça não envelheça –, da qual sempre fui um ferrenho defensor! Porém, atualmente, ela está em uma “luta inglória” com as telas...

Nesse sentido, uma das amigas da mãe afirmou que só consegue assistir a vídeos pelo celular, não se ocupando com nenhuma outra atividade intelectual/mental. Sinto por ela, pois, comprovadamente, o uso indiscriminado das telas só prejudicará seu cérebro, além de afastá-la da premissa de que “cabeça que pensa não envelhece!”.

Boa noite!

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

logo

Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).

Nossos contatos:

Xanxerê (SC)
suporte@diariodapandemia.com.br

(49) 9 9941-7007

Visitantes:

371795
HojeHoje77
OntemOntem500
SemanaSemana1972
MêsMês10163
TodasTodas371795