Textos para diversão e reflexão! Blog em que você vai acompanhar a minha rotina desde o início da quarentena da pandemia do Coronavírus (Covid 19).
Diário da Pandemia – 2.031º e 2.032º dias:
Fazia já algum tempo que eu não tinha uma quinta-feira tão movimentada! Então, nessa, realizei uma série de diferentes atividades, com destaque para o corte (semanal) da barba, as compras no mercado e uma boa confraternização com amigos. Hoje, por seu turno, fiz meu bom treino de academia e paguei as contas do mês. Portanto, agora, aguardemos o fim de semana que se avizinha, na boa companhia da Lavanderia Universo (nossa fiel parceira do site)!
Essencialmente, a vida do ser humano ocorre em comunidade(s). Assim, precisamos fazer parte de diferentes grupos sociais, desde a família até o trabalho. Por isso, é muito importante ter, sempre, uma “rede de apoio”.
Basicamente, uma rede de apoio é um conjunto de pessoas, grupos ou instituições que oferecem suporte emocional, prático ou profissional em momentos de necessidade, auxiliando tanto na saúde mental quanto no bem-estar de um sujeito. Assim, ela é formada por acolhimento e laços de confiança.
Ao longo dos anos, após sofrer alguns revezes problemáticos (em diversos campos), resolvi construir minha própria rede de apoio. Atualmente, ela é composta por um médico (clínico geral), uma psicóloga, uma iridóloga, um pastor, um contador, um dentista, uma academia, um banco, um barbeiro, uma escola, uma faxineira, uma lavanderia, uma oficina mecânica, além de vários amigos.
Considero de suma importância todos termos nossa própria rede de apoio, que nos auxilia a manter a saúde (tanto física quanto mental), evita a sensação de estarmos sozinhos, auxilia-nos a superar crises e recuperar a qualidade de vida, fortalece a nossa resiliência frente às adversidades e cultiva relacionamentos saudáveis.
Porém, para que essa rede esteja ativa, necessitamos estar prontos para oferecer apoio e ouvir as outras pessoas, sabendo identificar e pedir ajuda em momentos de necessidade. Afinal, ao receber e oferecer apoio, fortalecemos nossa própria rede, tornando-a mais forte e solidária!
Vamos ler, como sempre! Para hoje, a sugestão é “O cavaleiro preso na armadura” (Robert Fisher). O livro narra a dificuldade que, muitas vezes, temos de nos mostrar exatamente como somos, de “baixar nossa guarda” e revelar nosso rosto. Assim, fala diretamente com todos que se sentem “presos” aos compromissos e às responsabilidades do mundo moderno.
Bom final de semana!